Quem Somos

A Rede Nacional de Isótopos Forenses - RENIF - foi fundada com o intuito de contribuir para a aplicação da metodologia isotópica no âmbito das ciências forenses no país.

A ideia de se criar uma sociedade científica especialmente dedicada aos isótopos forenses nasceu em maio de 2019, durante a Conferência InterForensics 2019, na cidade de São Paulo. À época, a concepção da Rede foi motivada pela percepção do quanto a metodologia isotópica, tanto utilizando isótopos estáveis (tradicionais e não-tradicionais) quanto isótopos radiogênicos, poderia ser uma nova frente de vanguarda tecnológica para o desenvolvimento das ciências forenses no país.

A RENIF tem como missão fomentar o desenvolvimento, o intercâmbio, a difusão e a aplicação de conhecimentos da ciência isotópica na área forense, visando a produção qualificada da prova científica para fins de investigações criminais e procedimentos jurisdicionais penais e cíveis.

 

Para isso, a RENIF tem como objetivo congregar pesquisadores, peritos criminais e demais profissionais atuantes na área de isótopos forenses, facilitando o intercâmbio de informações e propiciando a consolidação de uma base de conhecimento coletivo com o propósito de aprimorar os métodos de detecção e redução de crimes no país.