Noticias anteriores

 

Abril 2021

.

Em abril de 2021, houve o seminário de lançamento do projeto FDI "Ciência contra o crime: Uso de isótopos estáveis para rastrear a origem de animais roubados" proposto pela a equipe de pesquisadores da Universidade de La Frontera do Chile. O evento contou com o publico de acadêmicos, profissionais de segurança publica, membros do ministério público e dos setores da indústria da produção de salmão e gado e foi divulgado as linhas de pesquisa ligados a metodologia isotópica para o rastreamento de animais roubados. O evento contou com a participação da presidente (Gabriela Nardoto) e do diretor financeiro (Rodrigo Mayrink) da RENIF, que são consultores internacionais do projeto. 

evento-chile2.png

Janeiro 2021

A revista SUPER INTERESSANTE publicou em janeiro de 2021, na coluna Mulher Cientista, a entrevista da pesquisadora brasileira Gabriela Nardoto, enfatizando seu trabalho com isótopos estáveis na dieta humana - um dado que pode ajudar na ciência forense.

.

logo-shares.png
20-01_MulherC_SITE.jpg

Chile implementa projeto de isótopos forenses para rastreamento de animais roubados. Projeto desenvolvido em parceria entre a Universidad de La Frontera e a Policía de Investigaciones de Chile baseia-se no uso da técnica isotópica para o combate ao roubo e comércio clandestino de salmões e gado bovino

UFRO-proyecto-fdi-robo-ganado-salmones.p

Novembro 2020

Veja a reportagem publicada no mês de novembro de 2020 pela Associação O Eco intitulada "GPS natural ajuda a desvendar crimes ambientais" para melhor explicar a questão dos “isótopos estáveis” que ganhou novos espaços na mídia brasileira desde o discurso online de Jair Bolsonaro em meados de novembro durante a 12ª Cúpula do BRICS, grupo com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Vinicius-Mendonca-Ibama-Cachoeira-Seca-P
oeco2-300x127.png

Outubro 2020

Foi publicado na revista Pesquisa Fapesp (nº 296) a matéria intitulada "UM DEDO DE INFORMAÇÃO” que se trata da Impressão digital isotópica das unhas indica tipo de dieta e pode ser útil para inferir perfil socioeconômico do indivíduo.

Setembro 2020

A Universidade de Brasília publicou em seu site o estudo realizado pelo grupo EIS (Environmental Isotope Studies eisunb.com) que identifica a relação entre a situação socioeconômica dos municípios e as tendências nutricionais da população. A pesquisa que analisa as unhas para vincular o Índice de Desenvolvimento Humano aos hábitos alimentares está na capa de uma renomada revista do grupo Nature. Veja a entrevista com a professora Gabriela Nardoto concedida à UnBTV:

Julho 2020

A Rede Nacional de Isótopos Forenses promoveu, de 6 a 10 de julho de 2020, a 2ª edição do Workshop Nacional sobre Isótopos Forenses. Mais de 200 pessoas participaram do evento, que contou com 44 horas de programação, 10 minicursos e 20 palestras. O workshop reuniu peritos criminais federais e estaduais, pesquisadores, estudantes e demais profissionais atuantes no ramo da ciência isotópica, além de representantes de outros 8 países. 

II workshop.png
Mural20.jpg

Veja o mural com as fotos dos participantes

Julho 2020

Em julho (29/7/2020) mais uma edição da série de webinars Diálogos APCF com o tema “Ciência contra o crime: muito além do discurso”. Participaram do debate o perito criminal federal e ex-diretor Técnico-Científico da PF, Fábio Salvador; a professora e pesquisadora em isótopos forenses, Gabriela Nardoto; diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; e o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo.

Assista a íntegra: